terça-feira, 13 de janeiro de 2015


O Elenco de Ouro, em parceria com Selvática Ações Artísticas e Fundação Teatro Ibisco, apresenta: 

Cabaret Glicose no Festival O Bairro i O Mundo

Cabaret Glicose é um espetáculo que surgiu do processo de pesquisa sobre a linguagem do cabaré. As cenas dispostas como números musicais, a velocidade das trocas de roupa, o coro, as coreografias, a música ao vivo, os assuntos marcantes da história passados “em revista” são elementos que compõem esta montagem e ressaltam o caráter espetaculoso da cultura de massa. 

Assumindo uma perspectiva “decolonialista” - que considera a possibilidade de uma construção singular de identidade cultural em povos colonizados, bem como a necessidade de novos parâmetros para a compreensão destas realidades específicas – este trabalho se vale de estereótipos de brasilidade para refletir sobre identidade, originalidade e plágio num ambiente pós-utopia. 

A primeira apresentação de Cabaret Glicose se deu em formato de mostra de processo, dentro do evento Cena Breve Curitiba, no ano de 2007. Nesta ocasião, o projeto foi selecionado por um júri especializado e pelo voto popular para fazer uma curta temporada no Teatro da Caixa, em Curitiba. Em 2013, o Elenco de Ouro retomou este processo de investigação e estruturou o espetáculo com antigos colaboradores do grupo (tais como Leonarda Glück e Ricardo Nolasco) e com outros artistas residentes da Casa Selvática.

Agora, estaremos no Festival O Bairro i O Mundo, em Loures - Portugal, o maior evento de Arte e Inclusão do país. Em 2013 iniciou a reabilitação (cultural, artística, infraestrutural e cívica) do Bairro da Quinta da Fonte. Em 2014 foi a vez da Quinta do Mocho. A maioria da população residente nestes bairros é oriunda de países da CPLP: Guiné, Brasil, Cabo Verde, São Tomé , entre outros.

Este projeto recebeu apoio do Edital Conexão Brasil [Intercâmbios] do Ministério da Cultura. 

Direção Artística e Dramaturgia: Cleber Braga 
Elenco: Leonarda Glück, Mari Paula, Manolo Kottwitz, Rafael Guimarães, Ricardo Nolasco e Stéfano Belo
Coreografia e Luz: Gabriel Machado
Produção: Rafael Guimarães
Produção Local: Catarina Aidos

Quando: 
23 e 24 de janeiro de 2015
21 horas
Centro Comunitário da Apelação
25 de janeiro de 2015
17 horas
Casa da Cultura de Sacavém

Loures, Portugal.

Informações pelo Telefone: (+351) 960062104

Nenhum comentário: