terça-feira, 17 de novembro de 2009

LOONERS


Cia Elenco de Ouro apresenta:"Looners"
dia 22/11 (domingo) no Teatro da Caixa, às 19h.
Rua Conselheiro Laurindo, 280
Mostra Cena Breve
Curitiba/PR

Looners : "...obsessão cômica de preencher o vazio cósmico..."



Depois de anos pesquisando a possibilidade de um teatro de base não textual, o Elenco de Ouro inicia uma nova fase, em que busca justamente no texto a abertura para uma encenação que comporte múltiplas interpretações. Uma encenação que não apenas ilustre a palavra escrita, mas dialogue com ela, criando espaços dentro da estrutura dramatúrgica que permitam ao espectador completar a obra a partir de sua capacidade cognitiva. Este é o caso de Looners , texto escrito em 2009 por Cleber Braga, durante a Oficina de Dramaturgia com Roberto Alvim, promovida pelo SESI/PR.


A palavra “Looners” designa pessoas que tem excitação sexual ao ver ou tocar balões de látex (as bexigas de festas). Partindo deste fetiche como alegoria de uma sociedade que se estrutura de forma frágil sobre o nada, a cena extrapola o sentido pejorativo que a palavra “vazio” possui, traçando relações entre o vazio do balão inflado, o vazio da tradição Taoísta, o vazio de uma sociedade pós-utopia e o vazio existencial da voz que divaga verborragicamente por toda a cena, mas que almeja o silêncio. Uma gueixa conduz o público por esta viajem em meio a um cenário quase infantil. A palavra “gueixa”, em japonês, significa “pessoa que vive da arte”. Assim, esta personagem emblemática do imaginário japonês figura aqui como uma alegoria possível da condição do artista (preparado, muitas vezes, para agradar e servir a um público restrito). Tadeus Kantor, Gertrude Stein, Clarisse Lispector, são algumas das referências evocadas em cena neste “baile de máscaras” que é conduzido por a voz . Esta voz que já de inicio anuncia: “Cansei de representar".

sábado, 24 de outubro de 2009

Pequenas Epifanias


Pequenas Epifanias é um espetáculo baseado em textos de Caio Fernando Abreu que a Cia Cosmopolita , em parceria com a Cia Elenco de Ouro, estréia no próximo dia 04 de novembro, no Teatro Espaço II, em Curitiba. A montagem se vale de vários momentos da obra do escritor gaúcho, morto em 1996.
"Conheci a obra do Caio na adolescência. Em grande parte ela me formou. Seus textos retratam uma realidade urbana onde o ser humano vaga tonto, perdido em um cenário em constante – e acelerada – transformação. Nele, as palavras não dão conta de dizer aquilo que urge. As palavras falham. Isso sempre me fascinou em seus escritos. Caio fala o que não pode ser dito. Seja pela incapacidade de se estruturar o discurso, seja pela crueza (franqueza) com que se chega ao assunto. Mas em meio a esta quase total falta de comunicação, acontecem esses milagres, inesperados, quando parece que entendemos alguma coisa... Algum sentido (ainda que misterioso) se completa em nós. E eis o que ele mesmo chamou de pequenas epifanias”.

CLeber Braga


sexta-feira, 24 de abril de 2009

Gambiarra - A Festa!




Desde novembro de 2008 a Cia Teatral Elenco de Ouro vem trabalhando em seu projeto GAMBIARRA, que participou da Mostra cenas Breves no Teatro da Caixa e teve sua estréia oficial no festival Explosión de Arte Callejero, em Santiago, no Chile. Agora o grupo se prepara para dar continuidade ao mesmo projeto, só que mudando o suporte de criação. Ou seja, depois da Gambiarra- O Espetáculo, o que teremos no dia 30 de abril, na sociedade Treze de Maio, será Gambiarra- A Festa. O grupo traz um novo conceito de festa para cidade, que rememora os antigos cabarés e sua capacidade de aliar diversão à expressão artística. Shows, teatro, performances, vídeo, dj, se somam nesta Gambiarra-Festa, que pretende ampliar o leque de opções na noite curitibana, além de ser a oportunidade para artistas experimentarem ações com um público que não seja necessariamente de teatro. Com isso o Elenco dá continuidade ao seu processo de pesquisa que sempre foi voltado ao contato direto com o público , seja em trabalhos de rua como o espetáculo Gambiarra, ou na pesquisa da estrutura de cabaré, como em Cabaré Glicose, apresentado em 2007.
Teatro, música e diversão em um só lugar?
Vale a pena conferir.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Novas Conexões




As apresentaçõs de "Gambiarra" em março de 2009, na cidade de Curitiba, marcaram um passo a mais no processo de consolidação da linguagem do grupo, por realizar uma nova versão do trabalho que em muito se distiguiu das apresentações na Mostra Cena Breve ( na cidade de Curitiba) e no Festival Explosion de Arte Callejero ( no Chile), ambas no ano passado. Deste modo, a Cia Elenco de Ouro faz juz ao nome de sua obra que, como autêntica gambiarra, nunca está pronta e sim num constante processo de pesquisa e aperfeiçoamento. Além disso, ao não se associar ao Festival de Curitiba, que no entendimento do grupo peca pela falta de cuidado com os artistas locais e pela total ignorância quanto ao valor do teatro realizado no espaço público, constatamos o fortalecimento do chamado "circuito off', realizado por outros grupos e artistas que também não estão de acordo com o raciocínio excessivamente mercadológico do evento.

Palmas para nossos apoiadores!








sábado, 21 de março de 2009

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

As Novas Do Elenco


Depois de uma excelente recepção em sua apresentação no Festival Explosión de Arte Callejero, na cidade de Santiago ( Chile) em dezembro do ano passado, a Cia Teatral Elenco de Ouro se prepara para estrear Gambiarra em terras brasileiras. As apresentações acontecerão no Festival de Curitiba, em março de 2009. Serão três sessões em ruas e praças da cidade. Vale a pena conferir.
Também no primeiro semestre deste ano o Elenco de Ouro, numa parceria com a Cia Cosmopolita, realizará a montagem de Pequenas Epifanias. Este trabalho é baseado em textos do gaúcho Caio Fernando Abreu, renomado escritor morto na década de noventa. Embora tenha escrito para teatro, a montagem se valerá de contos e crônicas do autor, formando um esboço da história recente do Brasil através da subjetividade de suas personagens urbanas. Em breve postaremos mais informações. Pequenas Epifanias conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura da Cidade de Curitiba.