segunda-feira, 27 de outubro de 2008

GAMBIARRA


Gambiarra é um jôgo, uma colagem, uma solução rápida e feita de acordo com as possibilidades à mão. Território em que tudo se contamina, Gambiarra se faz de pedaços. "Gesamtkunswerk'' + situacionismo não-fundamentalista = TAZ. Gambiarra não é nada disso. Agora que o espetáculo está em tudo, o que é realidade? Gambiarra é uma intervenção, que se vale dos recursos cênicos para agir.
Após oito anos de pesquisa sobre a possibilidade de encenação fora do suporte convencional do palco italiano – o que levou o grupo a realizar experiências em espaços públicos nas cidades do Rio de janeiro e Curitiba - a Cia Teatral Elenco de Ouro apresenta o seu primeiro projeto a ser realizado exclusivamente em ruas e praças da cidade: Gambiarra. Aqui temos o intercruzamento, a sobreposição, a mútua contaminação entre diversas realidades concomitantes. A própria palavra gambiarra traz em si o sentido de desvio ou improvisação aplicados a determinados usos de espaços, máquinas, fiações ou objetos antes destinados a outras funções, que criam novas utilidades a partir da necessidade. Uma solução rápida e feita de acordo com as possibilidades à mão.
Buscamos neste trabalho refletir sobre a forma daquilo que entendemos por “teatro-de-rua”, desfazendo esteriótipos e proporcionando uma outra vivência possível para o espaço público. Gambiarra é uma ação. Partimos de um roteiro pré-definido, mas que pode variar radicalmente de acordo com as circunstâncias onde é realizado. Por isso mesmo, não tem forma fixa. Música, teatro, dança, performance, se combinam em concordância com a compreensão do compositor alemão Richard Wagner sobre o "Gesamtkunswerk'' (obra de arte total), que resulta em outro acontecimento que não aquele da tradição textocêntrica do teatro europeu.

Nenhum comentário: